Qual o melhor tratamento para parvovirose canina?

O parvo é causado pelo parvovírus e afeta os cães agressivamente por meio de sintomas variados e se não for atendido em tempo hábil, pode ser fatal, mas a Parvovirose tem cura. Essa infecção é contraída pelo contato com outros cães que estejam contaminados.

A Parvovirose pode ser tratada para inibir o seu avanço e uma das formas de recuperação é repor fluidos perdidos com a recomposição que também pode ser feita por meio da aplicação de soro que ajuda a manter os cães devidamente hidratados e recuperar os minerais perdidos.

O que é a parvovirose?

Parvovirose é uma doença originada pelo vírus Parvovírus Canino sendo contagiosa apenas para os animais e sua principal característica é o ataque às células intestinais, o que causa inflamação conhecida como Enterite. A Parvovirose também pode destruir parte das células que foram atacadas.

Além disso, a doença compromete o corpo do pet que absorve menos nutrientes necessários e por este motivo é uma patologia considerada grave que oferece risco de morte segundo médicos veterinários. Sendo assim, é muito importante saber quais são os principais sintomas referentes à Parvovirose.

Quais os sintomas?

É fundamental que o tutor saiba identificar quais são os sintomas referentes a esta doença, pois, como já foi dito, a parvovirose tem cura, mas deixa os cães debilitados e frágeis. Por isso, confira algumas das manifestações da doença:

  • Vômito;
  • Diarreia Líquida;
  • Emagrecimento rápido; 
  • Em alguns casos, diarreia com sangue;
  • Falta de apetite.

Esses são os principais sintomas que servem como sinais de alerta para que o cachorro esteja com Parvovirose. Por este motivo, não tente tratar em casa sem orientação de um médico veterinário, pois uma decisão como esta pode ser fatal para o seu cão. 

Como ela é transmitida?

O cão pode contrair a doença por meio de contato com outros cães que estejam infectados com a Parvovirose, mas também na aproximação com objetos de cães contaminados como brinquedos, vasilhas, roupinhas e entre outros pertences.

Por este motivo, os objetos e o local onde o cão infectado esteve devem ser devidamente higienizados para evitar que outros cachorros tenham contato e se infectem com a Parvovirose. Sendo assim, observe se próximo da sua casa não há cães contaminados pela doença.

Qual o melhor tratamento para parvovirose canina?

Segundo Médicos Veterinários, não há tratamentos com remédios específicos para a Parvovirose, mas há medidas que servem como suporte na recuperação do cão como internação hospitalar supervisionada, aplicação de soro para hidratação e recuperação dos nutrientes perdidos durante os vômitos e episódios de diarreia.

Porém, essas medidas trazem resultados benéficos e são seguros. O que não pode ser feito, é tentar tratar o cão em casa sem orientações médicas assertivas e a supervisão de um médico veterinário. 

Como evitar a doença?

A vacina é uma das ferramentas mais potentes contra a Parvovirose. Este imunizante contra a Parvovirose é intitulado como ‘Polivalente V10’ e também combate outras doenças caninas. Por isso, separamos algumas das doenças evitadas pela vacina, confira:

  • Coronavirose;
  • Hepatite Infecciosa canina;
  • Parainfluenza canina;
  • Cinomose.

 

Mas além da vacina, há outras medidas preventivas contra a Parvovirose, como uma boa alimentação para fortalecer a imunidade do cão e manter o local que o cachorro vive devidamente higienizado. Essas atitudes podem parecer que não tem tanta importância assim, mas podem evitar que seu cão melhor amigo seja infectado.

Para cuidar do seu bichinho e prevenir ou tratar doenças como a parvovirose, conte com a DrogaVET, afinal, nos destacamos no meio farmacêutico veterinário por sermos líderes e uma das maiores redes de farmácias de manipulação veterinária do Brasil. Trate seu melhor amigo com a DrogaVET!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *