Como organizo meus gastos no Excel?

Organizar seus gastos no Excel é uma das melhores formas de monitorar as finanças. Apesar de existirem aplicativos e o caderninho, a planilha nunca sai de moda. Você pode montar sua planilha de gastos por meio de modelos disponíveis no Excel ou criar uma planilha personalizada.

Planilha de gastos: o que é?

Planilha de gastos, também conhecida como planilha de despesas, é um documento que elenca e organiza todas as suas despesas. Trata-se de um excelente instrumento para te ajudar a ganhar dinheiro, guardar e gastar com mais qualidade.

Existem mil formas de elaborar uma planilha, até mesmo utilizando um pedaço de papel ou com um documento do Excel com cores, gráficos e fórmulas.

O mais importante é que através de sua planilha você consiga ter uma visão ampla de suas despesas para saber para onde seu dinheiro ou mesmo o dinheiro da sua empresa de bits para parafusadeira está indo.

Por que ter uma planilha de gastos?

Uma planilha de gastos não só te ajuda a visualizar seus gastos como também auxilia na hora de criar estratégias para economizar e investir o seu dinheiro.

Com essa ferramenta é possível encontrar “barrigas” em seu orçamento que possam ser cortadas e convertidas em economia ou investimento. Pontuamos a seguir as principais funções dessas planilhas.

Entender o fluxo do seu dinheiro

Com uma planilha sempre atualizada é possível evitar surpresas no fim do mês, como se ver no cheque especial sem saber como chegou lá.

Com essa ferramenta você sabe exatamente quando e onde você gastou e você pode verificar com antecedência se está gastando demais e tomar providências antes que seja tarde.

Sempre pesquise o que você for comprar, como instalação de aquecedor a gás preço para encontrar as melhores ofertas e economizar.

Reduzir custos

Saber para onde seu dinheiro está indo é a melhor forma de elaborar uma estratégia de redução de custos. Com sua planilha você pode verificar quais áreas consomem a maior parte de seu orçamento para traçar estratégias para reduzir esses gastos.

Por exemplo, se quase todo seu orçamento for para alimentação, você pode reduzir o número de refeições fora de casa e comprar produtos com melhores preços no mercado.

Caso seu gasto maior seja com transporte, você pode se deslocar mais a pé evitando o uso de aplicativos e táxi.

No caso de gastos com serviços, verifique se você não está pagando por serviços que não utiliza, como pacotes de TV com centenas de canais, assinaturas de periódicos que você não lê mais, academia, planos de celular exorbitantes, entre outros.

Investir Mais

Sabendo quanto você gasta, você também sabe exatamente quanto de dinheiro sobrará para investir, e reduzindo seus custos economizando, você também consegue aumentar essa margem voltada para os investimentos.

Você pode ter uma planilha extra com o rendimento dos seus investimentos, usando esse dinheiro extra para fazer seu dinheiro render mais com ações de uma empresa de aluguel de container.

Controle de metas

Por meio da planilha de gastos você também pode verificar se suas metas de economia estão sendo cumpridas. Ali você pode ver onde é necessário realizar ajustes para cumprir essas metas.

O que considerar no momento de criar sua planilha?

Não existe uma fórmula para criar uma planilha de gastos, de forma que o importante é que você consiga utilizá-la de forma eficiente. Para elaborar a sua planilha primeiramente pense em qual plataforma você se sente mais confortável.

Caso você tenha dificuldades em elaborar sua planilha, fique sabendo que existem uma série de modelos prontos que podem ser baixados de forma gratuita na internet. O site da Bovespa disponibiliza um modelo bem simples, e também existem os aplicativos de controle de gastos.

Agora, se você procura por um controle mais minucioso, talvez a planilha disponibilizada pelo IDEC seja a melhor solução para você. Existem também opções de planilhas de controle diário e diversos aplicativos que realizam o controle dos seus gastos, como:

  • Guiabolso;
  • Organizze;
  • Monefy;
  • Gullac.

Esses fatores podem ser considerados também para a elaboração de uma planilha de gastos de empresas, como um fabricante de válvulas de segurança.

Vantagens e desvantagens de organizar as contas no Excel

Quem acha que organizar suas contas no Excel não é uma boa ideia, está muito enganado, pois essa é uma das melhores formas de manter suas finanças pessoais organizadas e não se esquecer de pagar nenhuma conta.

Para ponderar sobre o assunto, pontuamos abaixo as vantagens e desvantagens de usar o Excel para organizar suas contas.

Vantagens

Primeiramente você mesmo constrói a melhor forma de organizar suas finanças, tem a possibilidade de inserir fórmulas e realizar contas personalizadas, além de projeções para o futuro.

Como você deve saber, essa plataforma permite a criação de gráficos customizados a partir dos dados planilhados.

Desvantagens

Por outro lado é uma funcionalidade pouco útil para quem não tem habilidade com o Excel. Além disso, pode até funcionar no celular, mas a usabilidade é mais complicada que a de um aplicativo.

Como organizar as contas no Excel?

Quer começar a organizar as contas de sua empresa de aluguel de martelete 15kg mas não sabe por onde começar? Confira o nosso passo a passo.

Passo 1: Escolha entre o Excel ou o Google Drive

As duas ferramentas oferecem os mesmos recursos básicos do Excel. O que os difere é que com o Google Drive as atualizações são salvas automaticamente na nuvem e o acesso pode ser feito de qualquer computador ou celular conectado à internet.

Passo 2: Coloque os meses em ordem

Uma ideia para manter a ordem e colocar os meses um ao lado do outro na primeira fileira horizontal da planilha. Então pule a primeira fileira vertical para colocar as contas. Você pode fazer nesse estilo ou criar da melhor forma para você se sentir mais confortável.

Passo 3: Organize os gastos

A primeira fileira vertical em branco deve ser usada para listar todos os seus gastos mensais, como aluguel, conta de luz, supermercado, telefone, faculdade, entre outros.

Se decidir começar a planilha em janeiro, é interessante que os gastos dos últimos meses sejam expostos, pois isso ajuda a controlar melhor as finanças de sua empresa de capela de exaustão de gases preço.

Passo 4: Some as dívidas

A soma é algo que pode confundir quem não tem experiência em organizar as contas no Excel. Então utilize a fórmula de soma do programa e lembre-se de deixar um quadro para o resultado total.

Passo 5: Observe os gastos

Já parou para se perguntar se você tem utilizado o dinheiro da forma certa? É fundamental que seu orçamento esteja em dia e organizado.

Para não ficar com “a corda no pescoço” deixe sempre um dinheiro de reserva para emergências e adote um estilo de vida que condiza o que você pode pagar.

Supondo que você ganhe R$2.000 e gaste R$2.500, corte o que for possível e busque formas de aumentar a renda.

Passo 6: Despesas inesperadas

Como nem sempre é possível controlar o que gastamos é bom destacar o que foi planejado versus o que realmente foi gasto.

Anote os motivos de seus gastos inesperados, como médicos e exames. Também pode ser que um empréstimo não planejado precise ser feito para pagar altas despesas com a saúde.

Você deve readaptar o orçamento para os meses seguintes, de acordo com a nova realidade.

Reduza os gastos fixos de sua empresa de manutenção de empilhadeiras para readequar o orçamento.

Passo 7:  Adicione metas no orçamento

A criação de metas é algo que move o ser humano. Podem ser metas de viagens, aquisição de algum eletrônico ou eletrodoméstico ou até mesmo para investimento.

Baseando-se no seu planejamento e em quanto recebe, comece a ter comprometimento em reservar parte do dinheiro para algo que queira a longo prazo.

Ficar de olho em suas metas é tão importante quanto criá-las. Caso conseguir atingir suas metas pareça algo muito difícil, repense a forma com que emprega sua verba vendo os resultados, cortando gastos e repensando seus objetivos.

Para sua melhor organização, guarde todas as notas fiscais e anote todos os gastos na planilha, atualizando-a sempre.

Considerações finais

Seja para seus gastos pessoais ou para a saúde financeira de sua empresa de manutenção de caldeiras, ter uma planilha de gastos é essencial.

Se você tem uma renda sobrando ou já sabe como começar a poupar, esse é o momento de pensar no futuro. Considere seus sonhos e estabeleça prioridades, sabendo que essa economia serve para realizar seus objetivos.

O ideal é que você consiga separar uma parcela mensal de sua renda para investir, contabilizando em sua planilha. Caso sobre mais algum dinheiro no fim do mês, vale contribuir mais com sua reserva de emergência ou mesmo fazer uma previdência privada.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *